Welcome to my blog

rss

Bodhigita e a Massagem-Yoga Ayurvédica Tradicional


Meus primeiros contatos com a Massagem-Yoga Ayurvédica foram, em 1994, através de Satyam Marga e, em 1995, através de Seemanta, profissionais pioneiras do trabalho com a Massagem-Yoga Ayurvédica no Brasil e com as quais iniciei o meu aprendizado.

Fui tocada profundamente por esse trabalho, pelo seu alcance e eficiência, tendo sido abençoada com uma resposta de cura rápida, após dois meses recebendo sessões regulares com Satyam Marga, para um problema nas cordas vocais, cuja indicação era de cirurgia.. Daí então a Massagem-Yoga passou a ser a minha própria vida!

A minha formação acadêmica foi em Psicologia (1987) e, desde 1992, trabalhava com grupos terapêuticos, utilizando basicamente técnicas corporais como o Rebirthing (formação em 1993) e o Pulsation(formação em 1994). Na busca por um viver mais saudável, consciente e harmônico, fiz a minha primeira viagem à Índia em 1995, onde, na Osho Multiversity – em Pune, nesse ano e nos anos seguintes, participei de diversos trabalhos terapêuticos, vivenciando também as técnicas de meditação criadas pelo Osho.

Em 1996 tive a oportunidade de conhecer a Kusum e fazer o treinamento com ela. Esse treinamento abriu uma nova porta, uma nova dimensão de entendimento do vasto e sofisticado universo de possibilidades que essa técnica representa. O entendimento também de que esse primeiro treinamento era apenas o início de uma caminhada...

Nesse mesmo ano repeti o treinamento com a Kusum e, nos anos seguintes, até hoje, tenho participado como professora assistente nos treinamentos por ela liderados em Pune – Índia, no período anual em que resido por lá.

Após quatro anos de prática intensa em sessões individuais, sendo dois deles com o acompanhamento da Kusum durante os treinamentos em que participei, iniciei, com o seu aval, os primeiros grupos em Salvador, Bahia. Daí o expandir foi uma conseqüência natural.

Ao longo desses 14 anos de ensino aqui no Brasil, tenho visto surgirem nos treinamentos, profissionais de imenso talento, dedicação, respeito e responsabilidade no trabalho, buscando constante aprofundamento e crescimento profissional.

Esse é um trabalho que tem qualidades extraordinárias nas diversas dimensões do nosso ser, mas eu diria que o mais essencial é a consciência e o crescimento que vão acontecendo...o centramento e a meditação que vão ocupando cada vez mais espaço em nossa vida...a abertura que vai acontecendo no coração...esse verdadeiro centro de cura!

Estar com a Kusum anualmente e acompanhar o desenvolvimento desse tesouro que é a Massagem-Yoga Ayurvédica, tem sido o meu caminho há 14 anos, o meu compromisso e o meu mergulhar profundo nesse trabalho; a convivência com ela é de uma riqueza ímpar, aprende-se muito mais do que uma técnica...é um convívio de pura vida, respeito, sensibilidade, amorosidade, ética, generosidade...é um crescimento, um despertar...e essa é a necessidade urgente da vida no planeta hoje...!

A Kusum é uma fonte impressionante de vida, de energia...e a cada grupo que tenho a felicidade de participar, ajudar, observar, aprender, fico tocada com a sua criatividade e inspiração, sua conexão constante e devocional a esse trabalho, renovando-o, aperfeiçoando o seu método de ensino...tudo isso de forma brilhante e com muita simplicidade...a simplicidade de quem já trilhou um longo caminho e de quem realmente SABE e FAZ, silenciosamente, sem necessidade de clamar absolutamente nada. Por isso a considero MESTRA. Minha Mestra querida!

E estar com ela nesse eterno aprender é um grande presente! E poder voltar aqui todo ano e compartilhar esse trabalho, é uma grande alegria!

Nenhum comentário:

Quem vem cá...